Quatro meses de pandemia da COVID-19 no Brasil: balanço e perspectivas para o futuro

 

O II Webinar Agência FAPESP-Canal Butantan trouxe como tema “Quatro meses de pandemia da COVID-19 no Brasil: balanço e perspectivas para o futuro – Como atravessar o segundo semestre de 2020 e chegar a 2021?”. O encontro virtual foi realizado no dia 14 de julho, e transmitido pelo Canal Butantan. Assista aqui!

O debate reuniu cinco pesquisadores que procuraram responder às seguintes perguntas: Como pensar o futuro próximo? A pandemia está perdendo fôlego? Como evitar uma segunda onda? Quais informações serão estratégicas para o acompanhamento da trajetória de novos casos ? Os dados disponíveis podem ser integrados? O “contact tracing” é necessário e factível?

Participaram dos debates Beatriz Kira, pesquisadora da Escola de Governo da Universidade de Oxford; Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan; Eduardo Massad, professor e pesquisador da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Otavio Ranzani, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Saúde Global de Barcelona; e Paulo Inácio de Knegt López de Prado, professor e pesquisador do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).