Webinar reúne pesquisadores que desenvolvem vacinas contra covid-19

webinar

A Agência Fapesp e o Canal Butantan realizaram nesta quinta-feira, 2 de julho, o webinar sobre as candidatas a vacinas que estão em testes com seres humanos. Foi a primeira conversa ao vivo entre a equipe do Butantan e a equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre as candidatas desenvolvidas pela Sinovac e pela Universidade de Oxford e Astra Zeneca. O webinar pode ser acessado no Canal Butantan, aqui.

Participaram: 

Pedro Folegatti, infectologista, investigador dos ensaios clínicos de vacina contra covid-19 da Universidade de Oxford, e participou da concepção do estudo de fase III da candidata; 

Esper Kallás, infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do centro coordenador do estudo da candidata CoronaVac, da Sinovac e do Instituto Butantan; 

Ricardo Palacios, diretor médico de pesquisa Clínica do Instituto e diretor do estudo da candidata; 

e Lily Weckx, do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Unifesp, investigadora principal dos estudos de fase III da candidata a vacina de Oxford em São Paulo. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 136 candidatas a vacinas contra o coronavírus em estudos em todo o mundo, mas somente 13 estão na fase III de ensaios clínicos, aquela em que se verifica ou não a eficácia do produto.